Helô Bueno é idealizadora do site Ideias e Conexões.

helô bueno

Formada em Letras e pós-graduada em Educação, atua na área da educação inovadora desde 2005.

Sua experiência culminou na implantação da Comunidade de Aprendizagem Ativa em Itapira-SP (2018), onde vive e realiza trabalhos voluntários para crianças e adolescentes, especialmente em bairros que apresentam alta vulnerabilidade social.

ÉGuerreira Sem Armas, formada pelo Instituo Elos (2018), tendo tomado contato com a CNV (Comunicação Não-Violenta) durante a etapa de imersão, vindo posteriormente a aprofundar seus estudos no tema e a realizar palestras e Círculos Empáticos em sua cidade.

Após conduzir um retiro de CNV na organização Brahma Kumaris para profissionais de áreas diversas (julho de 2019), e observando os incríveis feedbacks e resultados da aplicação dos exercícios práticos, percebeu a urgência de se estender a vivência desta temática a ambientes corporativos e educacionais, no intuito de contribuir com o processo de autoconhecimento e otimização da comunicação entre as pessoas.

Posteriormente, isto estimulou também a refletir e criar palestras, workshops e projetos relacionados a outros conhecimentos adquiridos, seja na educação, nas artes, no trabalho com comunidades ou nas experiências com o universo empresarial que viveu ao longo de sua trajetória. 

É escritora, tendo publicado diversos livros e coletâneas. Mantém-se engajada em redes de educadores (regional e nacional).

 

 

 

Trajetória

Protagonismo

Heloísa Bueno de Moraes – mais conhecida como Helô Bueno – é natural de Itapira, pequena cidade de 70 mil habitantes localizada no Estado de São Paulo, fronteira com o sul de Minas Gerais. Terra do poema Juca Mulato (por Menotti Del Picchia) e do capitão Beline (da seleção brasileira de 1970).

Interessada pelo conhecimento e entendimento da vida, na juventude participou de grupos de jovens e de ações de cidadania, vindo a filiar-se em diversos partidos políticos ao longo dos anos, de acordo com seus ideias. Entretanto, hoje não é filiada a nenhum partido e considera-se apartidária.

Continua socialmente ativa, realizando ou participando de projetos culturais e sociais, organizando encontros e atividades coletivas e comunitárias, por conta própria ou juntamente com a Rede Social Itapira, da qual participa desde a sua fundação (2008).

Escrita

Na adolescência passou a desenvolver o hábito de escrever e posteriormente formou-se em Letras. Logo, publicou alguns livros, entre os quais destaca: “Pincelando” (poesia, 1998); “Excesso e o que não coube” (contos, crônicas e relatos, 2008).

Em 2017, lançou o livro infanto-juvenil A Chave Velha – e percorreu diversas escolas e instituições contando de forma lúdica a surpreendente história da chave que, após não servir mais ao seu propósito, ganhou um novo uso.

Do mesmo modo, participou de uma série de coletâneas de poesias através do CEPAC (Centro de Poesia e Artes de Campinas), do qual participou nos anos em que lá viveu (1997 a 1999).

Participou ainda (inclusive da organização) das duas coletâneas produzidas pelo grupo Varal de Poesias de Itapira, e de coletâneas que resultaram de seleção em caráter de concurso, nos quais teve poemas de sua autoria selecionados.

Atuação empresarial

Por 10 anos administrou a confecção da família, angariando alguma experiência em gestão, tendo atuado em compras, vendas, pagamentos, recursos humanos, planejamento, criação, logística, produção e propaganda.

Enquanto sócia da empresa familiar, aprofundou estudos em Educação e foi retornando aos poucos ao ambiente escolar, sendo que em 2009 regressou a ele definitivamente, passando a engajar-se em movimentos nacionais e regionais que buscavam inovação na educação.

Assim, tornou-se membro da rede Românticos Conspiradores, ao qual pertence ainda hoje. Participou também da fundação da rede regional Coletivo A_Rumo, atualmente sediado em Mogi Mirim-SP.

Nessa passagem de papéis, do mundo dos negócios para a educação, procurou unificar os conhecimentos, mantendo o planejamento como peça fundamental na realização de suas ações, fossem elas individuais ou coletivas.