Eles estão bem próximos, senão… dentro de você.
Os problemas de saúde mental têm se tornado cada vez mais comuns.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o Brasil é o país com maior número de pessoas que sofrem de ansiedade (9,3% da população) e segundo levantamento feito pela Vittude, plataforma on-line voltada para a saúde mental, 86% dos brasileiros sofrem de algum transtorno mental.*
Segundo especialistas, problemas de saúde mental costumam ser desencadeados pela pressão no ambiente de trabalho ou por situações afetivas da vida pessoal. Seja qual for o gatilho desencadeador desses transtornos, o fato é que, se nos espreitam, se caminham ao nosso lado, seja na angústia daqueles com quem convivemos ou interna-mente, é preciso dialogar a respeito.
Ciente desta importância, mas sem propriedade para falar sobre tais transtornos, contribuo divulgando a série Linha Tênue: transtornos da mente, produzida pelo Discovery Channel e patrocinada pelo Laboratório Cristália, através do Programa de Ação Cultural – Proac (lei estadual de incentivo fiscal).
Os 10 episódios da série, dirigida por Anderson Corrêa, da Meteoro Filmes, trazem esclarecimentos sobre os tipos mais comuns de transtornos que marcam o séc XXI. Acontecerão às quartas-feiras, com estreia no dia 12 de agosto, na última hora do dia (23h35) e seguem até 14 de outubro, com os seguintes temas, na sequência:
Depressão;
Dependência Química;
Transtornos:
Alimentar;
Compulsivo;
Obsessivo Compulsivo;
Delirante;
de Personalidade;
de Hábito;
de Humor;
Síndrome do Pânico.
Quebrar o tabu e abrir espaços de diálogo para se falar a respeito acredito ser a melhor forma de se encarar o problema e assim aprender a lidar com eles.
*Referências: www.veja.abril.com.br/saude -31/07/2019